Clínica Chalouhi

TRATAMENTOS

Angiologia & Cirurgia Vascular

    Popularmente conhecida como aplicação, “secagem” ou “queimar vasinhos”, a escleroterapia é a aplicação de medicamentos com agulhas bem finas no interior das varizes. Esses medicamentos induzem um processo de afilamento das varizes seguido de absorção das mesmas pelo organismo, tecnicamente chamado de esclerose.

    Existem várias substâncias em uso corrente para este tratamento sendo as mais comuns a glicose e o polidocanol. Também ocorrem variações nas concentrações, misturas e estados estados físicos da solução o que gerou subtipos de escleroterapia, escleroterapia com espuma e crioescleroterapia.

A escleroterapia convencional é feita com injeção de medicamento na forma líquida à temperatura ambiente. É a forma antiga de esclerose, tem excelentes resultados em vasos de tamanho apropriado e é a mais popularizada entre os cirurgiões vasculares.

    O procedimento envolve a introdução de agulha na pele que, apesar de ser bem fina, pode provocar algum desconforto. A percepção da dor é individual e depende da sensibilidade de cada um. Algumas pessoas poder relatar dor intensa enquanto outras não sentem desconforto algum.O curativo é feito com adesivos de micropore e enfaixamento compressivo.

    Com o intuito de amenizar a dor e tornar o procedimento agradável para todos, um jato de ar super-gelado é lançado sobre a pele no momento da picada. Para gerar esse ar super-gelado utilizamos aparelhos médicos específicos que são os sistemas de resfriamento de pele - aparelhos capazes de gerar fluxos de ar - 20 e -30ºC.

Para os pacientes mais sensíveis podemos ainda associar medicamentos em forma de gel para anestesiar a pele.

    A escleroterapia de varizes com espuma é feita com um medicamento que é transformado em espuma quando misturado com o ar. O procedimento consiste em criar uma espuma com um dispositivo adequado e injetar nos vasos com auxílio de agulhas. A espuma pode ser usada em diferentes concentrações (0,5%, 1% e 3% por exemplo) a depender o calibre do vaso a ser tratado. O tratamento de varizes com espuma revolucionou a escleroterapia pela possibilidade de tratar vasos tão grandes como a veia safena. Tratamento de safena com espuma.

    A crioescleroterapia é uma técnica de escleroterapia na qual se utiliza glicose congelada para aumentar a eficácia do tratamento, reduzindo a dor e os hematomas.

    Utiliza-se uma aparelho que resfria o medicamento entre 30 e 40 graus negativos. A glicose congelada é mais potente reduzindo o número de sessões necessárias em comparação com a escleroterapia convencional. Além disso reduz a dor pela ação do gelo na analgesia e diminui os hematomas pela vasoconstricção que causa.

    Com o intuito de amenizar a dor e tornar o procedimento agradável para todos, um jato de ar supergelado é lançado sobre a pele no momento da picada. Para gerar o ar supergelado utilizamos um aparelho específico para isso que é o Freddo – aparelho capaz de gerar fluxo de ar entre -20 e -30°C.

    A microcirurgia de varizes é um procedimento minimamente invasivo que consiste na retirada de ramos varicosos através de pequenos furos na pele com auxílio de ganchos especiais.

    Com freqüência é indicada antes do tratamento de escleroterapia para a retirada das chamadas veias nutridoras – varizes que quando não retiradas faz com que a escleroterapia não tenha sucesso completo ou ocorra uma recidiva precoce.     Durante o procedimento existe a possibilidade de iniciar o tratamento de escleroterapia tornando o tratamento como um todo mais rápido.

    O tempo de repouso é bastante curto e pouco atrapalha a rotina do paciente.

    O procedimento inicia com a marcação das varizes a serem retiradas com uma caneta especial com auxílio de uma aparelho para visualizar as veias a través da pele - o fleboscópio. Em seguida são feitas as microincisões e a retirada das varizes. Durante o procedimento existe a possibilidade de aproveitar a anestesia e realizar sessões de escleroterapia sem dor.

    Normalmente não são utilizados pontos com fios nessas microincisões. O furinhos são fechados com pontos falsos com adesivo de micropore e a perna é enfaixada.

Conheça outras técnicas cirúrgicas como a Cirurgia Safena com Laser e Cirurgia de Safena Convencional.

    As safenas são veias que fazem parte do sistema venoso superficial dos membros inferiores e quando estão doentes devem ser tratadas conjuntamente com as varizes. O sistema venoso supeficial é reponsável por apenas 15% do retorno venoso da perna. A maior parte do sangue é drenado por veias profundas, mais calibrosas, que ficam próximas aos ossos.

    São veias famosas por seu uso na cirurgia de ponte de safena no coração. Procedimento importante mas que vem perdendo espaço para as angioplastias e colocação de stents. Dessa maneira a safena não tem ligação com o coração e pode ser substituída pelas artérias mamárias nas cirurgias cardíacas.

    O tratamento convencional de uma safena doente é feito com a retirada da safena através de cortes na virilha, no tornozelo e/ou na linha do joelho. através dos quais é passado um dispositivo que arranca a safena.

    O tempo de repouso é de 10 a 15 dias, são comuns grandes hematomas ao longo do trajeto da veia e é necessário uso de meia elástica por um período mínimo de 30 dias.

    Nem toda alteração na safena justifica sua retirada. Na maioria dos casos a alteração é pequena e é feito a preservação da safena. Existem outras técnicas que podem ser usadas como alternativa à safenectomia convencional. Conheça a Cirurgia de Safena com Laser e a Espuma Ecoguiada.

Denominada EVLT (Endovenous Laser Treatment) ou simplesmente endolaser, esta é uma abordagem mais moderna e menos invasiva para o tratamento da veia safena.

A técnica pode ser utilizada nas veias safenas magnas, safenas parvas e safenas acessórias. O procedimento é feito com auxílio de um aparelho de ultrassom que identifica a veia safena e permite introduzir uma agulha no seu interior. Em seguida a fibra do laser é colocada através da agulha (ou de um introdutor) e guiada com o ultrassom até o local que se deseja tratar. É feito uma injeção de soro fisiológico gelado ao redor da safena (chamado de coxim) para proteger os tecidos ao redor dela. O laser é então disparado no trajeto da veia que se deseja tratar sendo controlado todo o tempo pelo médico que acompanha o tratamento por ultrassom. No final do procedimento é feito uma varredura das veias superficiais e profundas para confirmar o sucesso do tratamento.

Por ser menos traumática aos tecidos do organismo, permite um retorno mais rápido do paciente às suas atividades é mais estética por dispensar incisão (cortes) ao longo da perna. Por ter o auxílio do ultrassom é possível fazer um tratamento apenas da área comprometida da safena, preservando segmentos que no futuro poderão ser usados em pontes de safena.

    As varizes e vasinhos que podem surgir na face, tórax e membros, tem estrutura anatômica e hemodinâmica complexa e não seguem um padrão fixo, o que torna seu tratamento complexo.

    Uma técnica de tratamento isolada não costuma ser capaz de combater o problema na sua totalidade. O uso das várias técnicas e tecnologias se torna essencial para quem busca o tratamento mais completo possível.

    As varizes e vasinhos podem ser tratados com laser. Existem diversos tipos de laser e nem todos são bons para tratar varizes. Quando se usa um tipo de laser adequado e com as configurações corretas os resultados são bastante satisfatório e seguros até para peles morenas. Pode ser usado para tratar vasos de várias partes do corpo. O mais comum é que o laser seja usado em associação com a escleroterapia convencional ou com a crioescleroterapia. A união das técnicas de laser, resfriamento da pele e aplicação de crioescleroterapia é conhecida como CLaCs e torna o tratamento mais rápido e eficiente.

    Uma nova tecnologia foi incorporada para aprimorar o tratamento com laser transcutâneo. Um aparelho de realidade aumentada chamado de Veinviewer™ projeta as varizes nutridoras na pele (nem sempre visíveis ao olho nu). Isso guia o tratamento com laser aprimorando o resultado (melhor resultado e com menos sessões).

O que podemos fazer por você?

Entre em contato e tenha suas dúvidas respondidas

ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES